Meteorologia

Nota do Autor


business logos company logos
Deixem comentário ou uma reacção no final do artigo;)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Praça da Répública - Jogo da Bola

Ao longo deste blogue, tenho já falado do jogo da bola, por se tratar de um espaço amplo, situado bem no centro da vila, actua como alvo preferencial de vários acontecimentos. Por exemplo, neste espaço passam artistas de ruas, que buscam presentear o transeunte com as suas habilidades; colocam-se avisos e montam-se exposições para informar o que cá na terra se passa, etc. Sendo assim, não podia deixar de falar um pouco sobre a sua história.
Ao longo dos tempos recebeu varias denominações, pela altura do casamento da princesa D. Amélia com Dom Carlos, chamou-se "Largo da Princesa Dona Amélia". Ainda é possível observar uma placa com 12 azulejos com essa designação no Museu.
Pela altura do 5 de Outubro de 1910, mudou-se o nome para "Praça da Républica". No entanto, os populares deram-lhe ainda outra denominação.
Neste espaço era comum amigos se reunirem para participarem num jogo da Bola, que consistia em lançar uma bola de cerca 20-25 cm de diâmetro contra uns paulitos, que se aglomeravam em conjuntos de 9 ou 12, dentro de um quadrado. (Uma espécie de bolinge de rua). Esta actividade servia para angariar fundos para a Irmandade das Almas, para tal colocava-se uma determinada importância dentro de um cofre de pedra com fecho de ferro. Por este motivo, passou-se a chamar ao largo de Jogo da Bola, por então se ter popularizado este jogo naquele local.
Hoje em dia é comum encontrar várias actividades neste espaço, principalmente aos fins-de-semana: programas de animação de rua, iniciativas ambientais,  exposições de fotografias e quadros entre outros.
Tudo para o lazer de quem cá mora ou passa.

Sem comentários:

Enviar um comentário