Meteorologia

Nota do Autor


business logos company logos
Deixem comentário ou uma reacção no final do artigo;)

domingo, 13 de setembro de 2009

Ecopontos completos!

É impossível, a qualquer transeunte que passeie na Ericeira, não reparar na sua limpeza. A explicação assenta num forte investimento na consciencialização das pessoas, junto com medidas que promovem e facilitam todos a tomarem um gesto amigo do ambiente.
Como forma de incentivar a separação, encontram-se à disposição vários eco-pontos pela vila. Na verdade, os ecopontos da Ericeira são dos mais completos do País!
Junto dos Navegantes, na entrada oeste, pode encontrar este sistema pró-ambiental que vê na fotografia. Além dos contentores para lixo orgânico, pode encontrar os eco-pontos para: vidro, papel/cartão, lata, plásticos e embalagens; além dos mini-ecopontos: rolhão, pilhão, e até um eco-Lamp para as lâmpadas usadas! Mas se acha que este aparato é só para a vista, desengane-se, sistemas como este encontram-se espalhados pela Ericeira, encontrando outro já no Largo dos condes, onde até encontra dois! E são utilizados pela população conscienciosa, pois a limpeza das ruas e a iniciativa de reciclar cabe a todos.
Ainda sobre estes contentores, vale referir de que alem de atractivos, devido às suas cores e formas personalizadas, estão projectados, principalmente os contentores subterrâneos, para suportar largas capacidades e de forma mais higiénica ( e mencione-se o cheiro!) de que os antecedentes, pois contêm melhor o mau cheiro e são de fácil manuseamento.
Mas não só nestes pontos se encontram incentivos para que se separe o lixo. Ao longo das ruas encontram-se contentores especializados e discretos para desperdícios tais como a pastilha elástica , juntamente com cinzeiros de rua e contentores menores em todas as esquinas. Para não falar no Olião, contentor para óleo de fritura usado, e nos ecopontos "portáteis" e instalados junto de estabelecimentos de restauração que aderiram ao projecto Ericeira Recicla.
Com tantos incentivos para que se opte pelo gesto correcto, o que inclui pontos com sacos de plástico para os dejectos do amigo canino, juntamente com contentores para este tipo de desperdício, ver um item a atentar contra o aspecto limpo e habitual das ruas, apenas depende da má vontade de algum individuo mais preguiçoso.
Por ultimo saliente-se o facto de que tanto contentor acaba por ser tão discreto e adaptado que acaba por fazer parte da decoração (positiva) das ruas. Um feito inédito e digno de ser imitado. 
Mais um ponto ( ou uma série deles) a ser dado a esta vila e respectiva  Junta de Freguesia. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário