Meteorologia

Nota do Autor


business logos company logos
Deixem comentário ou uma reacção no final do artigo;)

domingo, 27 de setembro de 2009

Exposição - Ericeira Antiga

Inicio hoje a Exposição Ericeira Antiga, com as primeiras fotografias antigas. As exposições serão publicadas por temas, a desta semana será dedicada às gentes da Ericeira, mais particularmente, à labuta diária dos pescadores que cedo se levantavam e tarde se deitavam.
Os barcos, no porto, eram puxados para dentro e fora de água, à força de braços e de dois bois. Usavam um sistema de troncos, dispostos na areia, num corredor que levaria o barco à água.
Na praia dos pescadores era costume haver a venda do peixe. Naquele lugar juntavam-se muitas pessoas interessadas na venda/compra do peixe fresco, qual lota, qual mercado.
Mas não se pense que só os homens trabalhavam no duro, as mulheres, alem de terem de vender o peixe, também trabalhavam muito como lavadouras. Dirigiam-se até à fonte do cabo onde se reuniam em volta do tanque para lavarem as suas peças de roupa.
Fazia também parte da labuta diária, a venda na praça, o amanho das redes e a recolha de água em bilhas de barro.
Uma vida simples e dura se compararmos com os dias actuais em que a água chega à nossa casa, as maquinas fazem o nosso trabalho de lavar e  puxar os barcos.

Outra forma de visualizar a exposição é clicando no link clique aqui para abrir a exposição sob a fotografia antiga, na coluna ao lado. Quando o fizer abrirá uma janela com a exposição de fotografias da semana em forma de slides. Poderá redimensionar a janela para poder visualizar as fotografias em ponto maior ou menor. Clique no "play" para iniciar a apresentação ou faça avançar ou recuar .
Boa visita ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário