Meteorologia

Nota do Autor


business logos company logos
Deixem comentário ou uma reacção no final do artigo;)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

História do Porto da Ericeira


O porto da Ericeira extinguiu-se nos finais do século XIX em consequência do surgimento do caminho-de-ferro e da linha do oeste.
Após esta extinção manteve-se em actividade a frota de pesca, constituída por embarcações mais pequenas como os “caíques de poço” e os “botes da pescada” que capturavam o peixe através de redes de amanhar.
Em 1895 estabeleceram-se na Ericeira as primeiras embarcações da pesca da sardinha “à valenciana” processo que constava na colocação de redes fixas ao longo da costa aprisionando o peixe à passagem dos cardumes.
Chegou mesmo a existir na Ericeira 6 empresas dedicadas a esta actividade (Rosa & Comandita, o casão da Armação) e 5 fábricas de conserva de peixe.
Tudo isto proporcionou à Ericeira um grande desenvolvimento piscatório-industrial, que atingiu o seu apogeu durante os anos da 1ª guerra Mundial com o fornecimento de conservas de peixe para tropas aliadas que combatiam em França.
O aparecimento de novos barcos de pesca da sardinha movidos a vapor – galeões – a que seguiram as traineiras com motor deu origem ao encerramento da actividade das armações e fábricas de conserva de peixe – 1933.

(retirado da exposição Ericeira Antiga, no jogo da bola)

Sem comentários:

Enviar um comentário