Meteorologia

Nota do Autor


business logos company logos
Deixem comentário ou uma reacção no final do artigo;)

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Porto da Ericeira II


(Este artigo vem no seguimento de Porto da Ericeira I)

Já se encontra disponível  para consulta o plano actualizado, mais pormenorizado, do molhe/cais da Ericeira já em construção. Neste placar, exposto no mesmo local do antecedente, podem ler-se as informações referentes ao projecto das obras complementares, como seguidamente apresentado:



PROJECTO DAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PORTO DA ERICEIRA
Estudo prévio e EPIA
OBJECTIVOS:
Ø      Aumento do abrigo na bacia portuária pela criação de um novo quebra-mar a sul com comprimento de cerca de 290 m.
Ø      Melhoria das condições no Sector de Pesca, através de:
1.Reabilitação da rampa de varadouro;
2.Aumento da área de terrapleno;
3.instalação de passadiço flutuante com 70 m de comprimento para estacionamento de embarcações em flutuanção.
Ø      Sector de recreio Náutico:
1.Instalação de passadiços flutuantes para estacionamento em flutuação das embarcações (cap. 105 embarcações);
2.Criação de áreas de terrapleno a afectar às actividades e instalações de apoio ao recreio náutico, nomeadamente:
§       Estacionamento de embarcações em seco: 102
§       Estacionamento de atrelados: 48
§       Estacionamento automóvel: 72
§       Edifícios de apoio.
3.Obras de acostagem e alagem de embarcações:
§         Pontões flutuantes para estacionamento das embarcações
§         Pontão de recepção e abastecimento
§         Rampa varadouro
§         Cais de apoio.

Para mais informações consultem o placar. ;-)

sábado, 29 de agosto de 2009

Histórias da Ericeira - Rascas, Alfandega e Brasil


A Ericeira foi a 4ª alfândega do reino a seguir a Lisboa, Porto e Setúbal. Os barcos de comércio da Ericeira denominados de “Rascas” mediam 20 metros de comprimento, tinham 3 mastros e 4 velas e rumavam até ao Brasil onde existia uma colónia de gentes da Ericeira.
Esta embarcação de borda alta e convés corrido aparelhava com quatro velas latinas – traquete, vela grande, vela de proa e catita. Este aparelho complexo obrigava a uma numerosa tripulação, mas tornava o barco extremamente veleiro e belo. Usada na pesca, sobretudo na Figueira da Foz e Ericeira, foi caindo em desuso até acabar como simples embarcação de carga.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

História do Porto da Ericeira


O porto da Ericeira extinguiu-se nos finais do século XIX em consequência do surgimento do caminho-de-ferro e da linha do oeste.
Após esta extinção manteve-se em actividade a frota de pesca, constituída por embarcações mais pequenas como os “caíques de poço” e os “botes da pescada” que capturavam o peixe através de redes de amanhar.
Em 1895 estabeleceram-se na Ericeira as primeiras embarcações da pesca da sardinha “à valenciana” processo que constava na colocação de redes fixas ao longo da costa aprisionando o peixe à passagem dos cardumes.
Chegou mesmo a existir na Ericeira 6 empresas dedicadas a esta actividade (Rosa & Comandita, o casão da Armação) e 5 fábricas de conserva de peixe.
Tudo isto proporcionou à Ericeira um grande desenvolvimento piscatório-industrial, que atingiu o seu apogeu durante os anos da 1ª guerra Mundial com o fornecimento de conservas de peixe para tropas aliadas que combatiam em França.
O aparecimento de novos barcos de pesca da sardinha movidos a vapor – galeões – a que seguiram as traineiras com motor deu origem ao encerramento da actividade das armações e fábricas de conserva de peixe – 1933.

(retirado da exposição Ericeira Antiga, no jogo da bola)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ericeira - breve história

Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos fenícios. O seu primeiro foral remonta ao ano de 1229, concedido pelo Grão-mestre da Ordem de Avis, D. Frei Fernão Rodrigues Monteiro, e reformado pelo Rei D. Manuel I, em 1513. Conheceu no século XX, a sua época áurea, enorme incremento, porquanto foi o porto mais concorrido da Estremadura, com Alfandega, por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província. O embarque da Família Real Portuguesa, para o exílio, episódio que assinala o termo do Regime Monárquico em Portugal, fará sempre destra vila e do seu porto de Pesca, um dos locais mais históricos do concelho.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Canal Ericeira-TV: ouriços

Surgiu há algum tempo um novo canal, o ericeira-tv. Esta é mais uma forma de se manter informado acerca dos acontecimentos do concelho de Mafra, incluindo a freguesia da Ericeira. Neste canal faz-se uma recolha de noticias e entrevistas nas quais o concelho em geral é palco ou convidado especial. Podem ver uma reportagem realizada ao presidente da junta de freguesia da Ericeira Joaquim Casado. Nesta reportagem aborda-se o tema do viveiro de ouriços e o caviar português.;-)



Rolhas e cortiça

A passear pelo jogo da bola pode-se encontrar uma nova exposição, desta vez de rolhas recolhidas entre os Rolhões e Restaurantes. Mais uma prova de forte aderência iniciativas pró-ambientalistas.

sábado, 22 de agosto de 2009

Porto da Ericeira I



A grande novidade na ericeira é o porto de pesca. Finalmente vai sofrer uma bem merecida reforma. No final ficará tudo com muito melhor aspecto.
A empreitada criará três áreas distintas: porto de pesca tradicional, marina recreativa e uma nova praia para banhistas.



Quem quiser ver o plano do porto de pesca, pode dirigir-se ao jogo da bola ao longo da semana. Alternativamente às demais exposições poderá ver o plano de toda a empreitada. Adicionalmente encontram-se expostas fotogafias da Ericeira Antiga, com o antigo porto da Ericeira e as gentes da altura.

veja também História do porto da Ericeira


Acompanhe as noticias do porto em Ericeira.com

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ruas mais bonitas


A quem passear pelo jogo da bola ( praça da Republica) encontrará nos vasos que já decoravam o espaço, outros vasos menores com flores. É verdade, vasos contendo vasos.
Apesar do que parece, esta atitude, além de justificada, confere uma beleza singular, muito apropriada à vila. Isto permite enfeitar os vasos com flores e chamar a atenção pelas suas cores.
Antigamente a parte mais colorida nos vasos de rua maiores eram as flores que germinavam naturalmente, mas estas eram arrancadas ou por algum outro motivo desapareciam, deixando os vasos nus.
Com os mini-vasos as flores estão garantidas, protegidas (pois os vaos são recolhidos durante a noite) e decoram o espaço com um novo visual.

Muitas pessoas já têm perguntado se estes vasos se encontram para venda, contudo fica aqui dada a informação de que são só para exposição.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Banca dos Livros I





Uma das iniciativas da JF Ericeira, e que está a ter grande sucesso, é a Banca dos Livros. Trata-se de uma pequena banca montada na Praça da Republica ( jogo da bola), com livros doados à junta por particulares. Nesta banca a pessoa leva um livro e dá um valor que achar correcto , pois os livros não têm preço! Pode levar mais de um livro( com moderação para dar para todos) e coloca o seu donativo no mealheiro colocado à disposição na banca.

Quem quiser pode doar os seus livros usados. É só deixá-los no local da banca ou pode entregá-los na Junta de Freguesia da Ericeira. Posteriormente serão colocados na banca ou usados para outra actividade.



Consegue-se encontrar livros muito variados: romance; policial; manuais escolares, novos e mais antigos ( do tempo dos nossos pais e avós); e até livros mais técnicos, entre outros. Uns em maior quantidade do que outros. É só uma questão de passar por lá e ver o que há.

O que for angariado nesta iniciativa reverterá a favor da JF Ericeira para serem aplicados nalgum dos seus inúmeros projectos.

Fica assim dado o recado.

Introdução

olá, sejam bem-vindos ao blog da Ericeira+. Neste blog vou postar o que acontece nesta vila piscatória muito agradável.
Vou falar sobre as iniciativas que colocaram esta vila à beira mar como pioneira na defesa do ambiente. Bem como o que vai se passando.
Espero que fiquem a conhecer melhor esta bela terra.